Pesquisar Árvores

sexta-feira, 17 de abril de 2009

PEROBA (Aspidosperma polyneuron)

















PEROBA (Aspidosperma polyneuron)


Reino- Plantae
Espécie- Aspidosperma polyneuron
Gênero- Aspidosperma
Família- Apocynaceae

Ocorrência

Da Bahia até o Paraná
Outros nomes

Peroba rosa, peroba amargosa, peroba rajada, peroba açu, sobro, peroba comum, peroba do rio, peroba paulista, peroba mirim, peroba miúda.

Características
Árvore caducifólia de grande porte com 20 a 30 m de altura, pouco copada, muito esguia, com tronco de 60 a 90 cm de diâmetro, com casca rugosa acinzentada, com tecido protetor, de espessura variável e profundamente sulcada longitudinalmente. Ramos e folhas com látex branco. Folhas glabras, simples, alternas, obovadas a elíptico-oblongas, brilhantes na face superior, nervura central saliente e nervuras secundárias e terciárias proeminentes em ambas as faces, de 5 a 12 cm de comprimento e 2 a 4 cm de largura. Flores pequenas, brancas, hermafroditas e agrupadas em inflorescências terminais. Fruto folículo, castanho, oblongo a obovado, com lenticelas, seco, deiscente, geralmente achatados (às vezes atenuado na base), semilenhoso, com cerca de 4 a 6 cm de comprimento por 1 a 2 cm de largura, com uma crista mais ou menos proeminente, com duas a cinco sementes por fruto. Sementes elípticas, com 2 a 4 cm de comprimento por 8 a 10 mm de largura, provida de núcleo seminífero basal de asa membranácea e parda, dispersas naturalmente pelo vento. Um Kg de sementes contém 11.000 e 14.000 unidades.

Habitat

Floresta estacional semidecidual e floresta pluvial atlântica

Propagação

Sementes

Madeira

Coloração vermelha-rosada, uniforme ou com manchas escuras, de superfície sem lustre e lisa, pesada, dura e muito durável.

Utilidade

Madeira de primeira qualidade, amplamente utilizada na construção civil como vigas, caibros,assoalhos e escadas, em obras externas como postes e dormentes, na confecção de móveis pesados, carrocerias, vagões e em contruções navais. A casca é amarga e tida na medicina popular como tônica e febrífuga. Indicada para paisagismo e regeneração de áreas degradadas.

Florescimento

Outubro a novembro

Frutificação

Agosto a setembro

Ameaças

A super-exploração econômica levou a peroba-rosa ao estado de perigo. Para isso contribuiu a destruição dos ecossistemas de origem.

3 comentários:

  1. Parabéns!!! Gostei do seu blog, está bem completo.Excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. exuberante..linda esta é a definição da peroba rosa...como, onde consigo sementes?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, por favor, como faço para conseguir sementes de peroba-rosa? Grato. Paulo Pacheco.

    ResponderExcluir